Matemática divertida

Torre de Hanói: o quebra-cabeça matemático que permite avaliar habilidades mentais

É um jogo tipo quebra-cabeça muito utilizado para avaliar a capacidade de memória e também para o planejamento e solução de problemas. Aprender através de atividades lúdicas é muito mais prazeroso, ainda mais em matérias como a matemática, tão temida pela maioria dos estudantes, por isso mesmo o seu ensino sempre esteve relacionado com esses tipos de atividades, justamente na intenção de estimular o aprendizado dessa matéria. São atividades que favorecem a criatividade do estudante e a resolução dos problemas matemáticos de uma forma mais livre.

É um jogo que contribui também para o desenvolvimento da memória, já que é estratégico e de planejamento. É utilizado no início do Ensino Fundamental, para ajudar na aprimoração da coordenação motora, identificação das cores, noções de ordem crescente e decrescente e à medida que vão avançando os conhecimentos, passa também a ser utilizado para tentarem resolver o jogo e transferir as peças de um pino para o outro, através de movimentos de raciocínio lógico.

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Origem desse curioso jogo matemático

Dentre as várias lendas existentes sobre a sua origem, a mais conhecida é de o jogo faz referência a um templo Hindu, que estaria localizado no centro do universo. Conta-se que Brama, criou uma torre com 64 discos de ouro e haviam duas estacas sobre uma plataforma, as regras utilizadas eram as mesmas das que são usadas atualmente. De acordo com essa lenda quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra o templo desmoronaria e o mundo desapareceria.

Em algumas das variações desta lenda o templo seria um mosteiro e estaria, dentre outros lugares, em Hanói, no Vietnã, daí o seu nome de origem. Apesar das numerosas lendas e suas variações, o fato é que foi um jogo inspirado em uma lenda e inventado pelo matemático francês Édouard Lucas, em 1.883, sendo o seu nome devido a torre símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã.

Em que consiste esse quebra-cabeça matemático?


É um tipo de quebra-cabeça formado por uma base que contém três pinos (também chamados de torres), em um deles estão dispostos alguns discos, uns sobres outros, por ordem crescente de diâmetro.

As regras do jogosão:

  • Movimentar somente um disco de cada vez.
  • Um disco menor não pode ficar debaixo de um disco maior.
  • Não se pode mover um disco se ele estiver debaixo de outro.
  • Tentar resolver com o menor número de movimentos possíveis.
  • Os discos tem que ser movidos somente entre os pinos, não podendo ser mantidos na mão do jogador.

O objetivo é passar todos os discos de um pino para o outro, podendo usar um pino como auxiliar, sem que o disco maior nunca fique em cima de um disco menor. É um instrumento utlizado pelos psicólogos para compreenderem o comportamento durante a resolução de um problema. Também é utilizado em outros campos como na área de orientação profissional, seleção de pessoal, dentre tantos outros.

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Regras matemáticas que ajudam na sua resolução

São considerados um número mínimo de movimentos necessários para fazer a transferência completa de um pino para o outro, que vai depender do número de discos. O número de discos pode variar de tamanho, forma e quantidade, usando a fórmula 2n-1, onde o N vai representar o número de discos, dessa maneira um jogo de três discos necessitará um número mínimo de sete movimentos, quatro discos de quinze movimentos, cinco discos de 31 movimentos e assim sucessivamente.

A pontuação final do jogo reflete a capacidade da pessoa em resolver problemas, sendo que um número baixo de movimentos e erros é interpretado como o reflexo de uma boa execução. Quanto maior for a quantidade de discos, mais complexa será a resolução do quebra-cabeça, para quem quer se aventurar a tentar resolve esse jogo melhor começar pelo mais simples, que é o de três discos.

Funções mentais necessárias para resolver esse teste

As atividades mentais usadas quando se tenta resolver esse quebra-cabeça são muito mais das que podemos imaginar. Através desse jogo é possível se ter uma ideia da capacidade que uma pessoa tem na resolução de problemas, como também a sua habilidade de planejamento. Isso porque para solucionar esse jogo é necessário ter algumas características desenvolvidas como: de organização, verificação, desenho mental e imaginação, dentre outras. Essa observação possibilita uma avaliação da adaptação média de cada pessoa quando está jogando.

É possível ter uma referência ainda sobre o funcionamento de tarefas medianas e complexas, como a flexibilidade, a memória de trabalho, a tomada de decisões, a execução de tarefas, bem como a capacidade de gerenciar diferentes tarefas simultaneamente. Se paramos para pensar essas são atividades do nosso cotidiano, todos os dias temos problemas para resolver, tarefas para fazer, seja qual for o seu âmbito, por isso é que esse jogo é tão interessante, podemos aplicar ao nosso dia a dia, medindo e aperfeiçoando o nosso potencial intelectual.