Truelo

 

 

 

 

Truelo

 

Adalberto Nascimento

 

 

Um truelo é uma disputa semelhante a um duelo, mas com três participantes. Trata-se de probleminha para o leitor verificar como anda sua capacidade para analisar probabilidades. É, sem dúvida, uma questão intrigante proveniente da teoria dos jogos cujo um dos expoentes foi John von Neumann.

 

Imaginem que os três inimigos se encontrem para “truelar”. Podemos supor, por exemplo, três políticos envolvidos no mensalão e que, tornando-se inimigos,  resolveram lavar a honra (se é que isso seja possível). Os nossos personagens são emblematicamente assim cognominados: Malinha, Mala e Malão.

 

Malinha é péssimo atirador. Acerta o alvo uma vez em cada três tentativas. Mala é um pouco melhor, acerta o alvo em dois de cada três tiros. Malão é bom de tironão erra nunca (seria um representante do nordeste?).

 

Para que a coisa fique justa, Malinha terá a permissão de atirar primeiro, seguido por Mala (se estiver vivo) e depois Malão (se também ainda estiver vivo). A disputa continua até que reste um deles (para a felicidade da nação).

 

A pergunta é: contra quem Malinha deve atirar primeiro?