Aprende jogando

Xadrez, saiba tudo sobre esse jogo que estimula o aprendizado

Um dos jogos mais populares em todo o mundo, é um jogo de tabuleiro para os amantes de uma boa competição de raciocínio e estratégias, com jogadas que tem que ser muito bem pensadas. O objetivo principal do jogo é dar o xeque-mate e conquistar a peça do rei do seu adversário. O competidor que estiver com as peças brancas sempre começa a partida, fazendo o primeiro movimento, a partir daí as jogadas vão se alternando sucessivamente até o fim da partida. Com particularidades em cada peça e no modo de movimentarem-se pelo tabuleiro.

O xadrez é também considerado um esporte, tendo em vista que possui regras fixas, com características das atividades esportivas como por exemplo o de ser uma atividade regulamentada, de caráter competitivo, competições recompensadas com prêmios como medalhas, valores em dinheiro, troféus, etc. Sendo assim é um jogo tanto recreativo quanto competitivo.

xadrez-2

De onde vem o xadrez?

Seu formato atual de jogo se originou na segunda metade do século XV, no sudoeste europeu, durante o período renascentista. Existem vários tipos e formas de se jogar o xadrez, com muitas semelhanças entre as formas de se jogar existentes, por isso a teoria é a de que todas provavelmente tem a mesma origem em comum. A Índia é apontada como lugar de origem desse jogo, por volta do século VI, no entanto teria outra denominação e um formato de jogo bem diferente do jogado atualmente. Ao longo do tempo foi se desenvolvendo, com mudanças e alterações na sua denominação e no seu formato.

Outra teoria é a de que a sua origem teoria sido na China entre os anos 203-204 a.c, espalhando-se posteriormente pela Ásia, chegando à Pérsia no século VII, uma tese que não é muito aceita pelos especialistas de xadrez ocidentais. As regras do xadrez moderno começam a surgir na Europa por volta do ano de 1.200 e durante o século XIX já era um jogo mundialmente reconhecido.

Descrição do jogo: tabuleiro, peças e movimentos

Uma disputa entre dois participantes que são representantos geralmente por peças brancas e pretas. Tem como componentes: um tabuleiro composto por oito colunas, oito linhas e dividido em 64 casas, claras e escuras, e 32 peças estrategicamente posicionadas, sendo 16 brancas e 16 pretas, cada grupo composto com:

  • 2 torres: só podem ser movimentadas de forma horizontal ou vertical, sem limitação de números de casas.
  • 2 cavalos: são as única peças que podem saltar sobre as outras, seus movimentos são na forma de L, podendo andar duas casas em qualquer direção.
  • 2 bispos: são peças que se movimentam somente de forma diagonal, sem restrições de números de casas.
  • 1 dama ou rainha: tem livre movimentação, tanto horizontalmente, quanto verticalmente.
  • 1 rei: pode ir em qualquer direção, com movimentos limitandos a somente uma casa em cada jogada.
  • 8 peões: somente podem deslocar-se com movimentos frontais, não podendo voltar atrás, todavia, quando ainda estão na sua posição inicial podem dar um salto de duas à sua frente. Os ataques ocorrem de forma diagonal.
xadrez-3

Jogadas especiais do xadrez

Dentre as possíveis jogadas em um jogo de xadrez podemos citar:

  • Captura: ocorre quando, através de um movimento, uma peça ocupa o lugar da peça adversária, sendo a mesma removida.
  • Xeque: é quando o rei está sob ameaça de captura.
  • Xeque-mate: ocorre quando o rei já não tem como escapar da captura.
  • Promoção dos peões: os peões serão promovidos quando alcançarem a última linha (linha 8 para as peças brancas e linha 1 para as peças pretas), nessa hora caberá ao jogador elegir uma peça de substituição para a que foi promovida, que poderá ser qualquer uma das peças, menos o rei.
  • Rei afogado: pode ocorrer em duas situações simultâneas, quando um competidor não tem mais jogadas legais para executar e quando um competidor não está em xeque e não tem mais como fazer nenhum movimento com as suas peças. Nesse caso, a partida teminará empatada.

O xadrez como ferramenta de aprendizagem

Considerado como um jogo de desenvolvimento cerebral e utilizado em alguns lugares como complemento para o ensino nas escolas, é uma atividade que ajuda a desenvolver o raciocíno, a concentração, a atenção e o pensamento lógico. Por isso mesmo também é considerado fundamental no âmbito educativo, podendo ajudar a crianças e adolescentes a controlarem os seus impulsos emocionais. É considerado importante também no desenvolvimento de outros aspectos como: a memória, a empatia, na resolução de problemas, a tomar decisões, na criatividade e imaginação e na aceitação de regras, o que também influencia na em caracteríticas da personalidade.

No dia 19 de novembro é celebrado o dia internacional do xadrez, essa data foi escolhida porque é o dia em que nasceu José Raúl Capablanca, um dos maiores enxadristas (uma das denominações dadas para os jogadores de xadrez), da história e o único hispano-americano que conseguiu conquistar um campeonato mundial de xadrez. Atualmente é jogado por milhões de pessoas, seja em campeonatos, torneios amadores, escolas, clubes e até mesmo online.