Matemática divertida

História do algoritmo: os primeiros passos da computação

Todos estamos de acordo que a matemática está presente em todos os âmbitos do nosso dia a dia. Desde a maneira que pensamos até quando fazemos aproximações utilizando a probabilidade ou quando estamos no supermercado fazendo a compra da semana. Nesse sentido a matemática consiste em uma das ciências mais antigas da nossa civilização e através dela fomos capazes de produzir outros tipos de ciências.

Entretanto, pensar em matemática nem sempre parece tão simples e literal e por esse motivo desenvolvemos uma linguagem mundial fundamental: os algoritmos. Nesse sentido, a tecnologia e a própria informática puderam se desenvolver através desse conceito.

Da onde surgiu a palavra algoritmo?

A palavra algoritmo está relacionada ao nome do matemático Abu Abdullah Muhammad Bin Musa Al-Khwarizmique que viveu entre os séculos VIII e IX. Decerto, seu trabalho consistiu em preservar e difundir o conhecimento da Antígua Grécia e da Índia. Assim sendo, seus livros eram de fácil compreensão porque sua filosofia e principal valor não consistiam em criar teoremas e correntes de pensamento. Mas, de simplificar as matemáticas em um nível de compreensão acessível para todos.

Ademais do seu trabalho de divulgar os estudos referentes a matemática, ele também apontou as virtudes do sistema decimal Índio. Desse modo, através de uma especificação clara e concisa de como calcular sistematicamente, nele era possível definir algoritmos em dispositivos mecânicos similares ao ábaco.

O algoritmo e a computação

Apesar do conceito dos algoritmos já existir a muitos séculos, foi no século XIX que o primeiro algoritmo para computador foi escrito. Logo, a autora Ada Byron, em cujos seus estudos detalhava o funcionamento da máquina analítica em 1842. Portanto, foi através do seu trabalho que para os historiadores é reconhecida como a primeira programadora.

Ademais da ideia de resolver problema através de um algoritmo ser tão aplicada no mundo corporativo de hoje e na tecnologia, esse é um conceito bastante antigo. Dessa maneira, existia até então a crença popular de que tudo poderia ser resolvido através dele. Por essa razão, o matemático David Hilbert quis descobrir um algoritmo para os algoritmos.

Conceitos e definições

De acordo com a matemática um algoritmo consiste em passos parar resolver um problema, como ler uma receita até um código de programação. Em outras palavras, todos seguem um padrão de possíveis conclusões com o intuito de encontrar uma ou mais soluções possíveis para o problema proposto.

algoritmo matemática

Assim sendo, dado um estado inicial e uma entrada, através de passos sucessíveis e bem definidos é possível chegar a uma conclusão com um resultado. Desse modo, na vida cotidiana será possível encontrar muitos exemplos que utilizam algoritmos para resolver problemas.

A importância dessa ciência para o desenvolvimento da tecnologia

Além de ser um dos precursores da computação, os algoritmos também foram responsáveis pela idealização da computação quântica. Nesse sentido, está nova tecnologia trouxe consigo o desafio de desenvolver algoritmos para computadores quânticos. Portanto, entre 1992 e 1998, David Deutsch, Richard Cleve, Artur Ekert, Chiara Machiavello, Michele Mosca, Peter Shor e Lov Grover realizaram um importante trabalho sobre os algoritmos quânticos.

algoritmo

Portanto, desde a criação do primeiro algoritmo até os algoritmos para problemas quânticos, o homem encontrou nessa ciência a solução para diversos problemas. Isto é, o desenvolvimento da tecnologia tal como conhecemos hoje em dia está fundamentada nos princípios da lógica matemática algorítmica. Em suma, conhecer a história dos algoritmos de certa forma estará vinculada ao desenvolvimento da civilização humana.