Idiomas

Idioma italiano: história e curiosidades sobre essa língua romântica

A língua italiana desenvolveu-se através de um longo e gradativo processo que teve início antes da caída do Império Romano, no século V. É uma língua derivada do latim, que foi o idioma dominante na idade média e reconhecido como nossa língua mãe, dele se originaram muitos outros idiomas como o português, o espanhol, o francês, dentre outros.

Os primeiros escritos no idioma italiano, de que se tem conhecimento, são do ano 960, foram chamados de ”Placiti Capuani”, porque foram encontrados na cidade de Cápua, na região de Campânia, no sul da Itália. A partir do início do século XIII, uma maior quantidade de literatura nesse idioma começam a ser publicados. Os poetas sicilianos como Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio, foram um dos maiores responsáveis pela sua divulgação, eram os poetas de mais prestígio e reconhecimento dessa época.

idioma-italiano

Origem e história do italiano

As raízes do italiano derivam do latim, que era o idioma oficial do Império Romano. Durante o período da Idade Média, o italiano moderno começou a desenvolver-se e a popularizar-se, através das unificação da Itália. Um idioma que teve como base o dialeto da Toscana, que está localizada na região central da Itália. Essa popularização deu-se a partir do século XIII à medida em que as cidades foram crescendo e desenvolvendo-se.

Outro fator que ajudou na propagação e padronização desse idioma, na forma em que é conhecido atualmente, foi através da literatura e também por ser o dialeto mais parecido com o latim. Com a Itália unificada o governo começou a adotar medidas de propagação do idioma, com o seu ensino nas escolas desde as séries iniciais e ainda com políticas que reforçavam o italiano como idioma nacional e oficial. O italiano também é falado em outros países como: Vaticado, uma parte da Suíça e San Marino.

Italiano moderno e seu reconhecimento como idioma oficial

O italiano que é falado atualmente, foi resultado de um longo processo de evolução, uma questão que começou a ser debatida a partir do ano de 1.600, quando se estava ajustando como deveria ser a forma correta e padronizada de falar esse idioma. A partir do ano de 1.861, ano da unificação italiana, é que foi acordado que o idioma oficial do país seria o toscano. No entanto, como o índice de anafalbetismo era muito grande, os dialetos seguiam sendo usados normalmente no dia a dia, principalmente nas zonas rurais.

A propagação do italiano oficial deu-se devido ao crescimento econômico, com o aumento da qualidade de vida e também com a chegada da televisão na maioria dos lares. Através de programas educativos a televisão foi de grande contribuição para uma unificação maior da língua, levando-a a população analfabeta, de baixa renda e até as zonas mais afastadas.

idioma-italiano-3

Dialetos na Itália e o seu uso em cada região

Até os dias atuais, os diversos dialetos existentes em cada região na Itália, seguem sendo usados nas conversações informais e entre familiares. Por mais que hoje em dia já se tem oficializado e padronizado a forma correta do idioma italiano, muitos ainda seguem os costumes e se comunicam através dos dialetos, principalmente os mais idosos, de zonas rurais e também uma grande quantidade de jovens, que são capazes de se comunicarem nos seus respectivos dialetos, é uma questão cultural.

Devido ao sotaque, os dialetos podem sofrer variações dentro de uma mesma região. Fazendo uma comparação, seria como as variações que temos na maneira de se falar ou de se pronunciar o português, que cada região do Brasil possui. É claro que no nosso país não temos dialetos como na Itália, mas há sim uma grande variação na maneira de se falar o nosso idioma, com palavras e expressões típicas de cada lugar.

Curiosidades sobre o idioma italiano

O idioma italiano é maravilhoso e tem muitas curiosidades que o tornam ainda mais interessante, vamos conhecer algumas:

  • O alfabeto italiano tem somente 21 letras, as letras j, k, w, x e y não estão presentes nesse alfabeto. Por isso mesmo é considerado o idoma mais parecido com o latim puro.
  • O italiano somente foi reconhecido como idioma oficial na Itália em 1.861, quando a unificação da Itália foi proclamada, apesar dos inúmeros dialetos ainda existentes em algumas regiões desse país, o italiano é reconhecidamente a língua nacional.
  • Os dialetos italianos são muito diferentes uns dos outros. Eles podem variar muito de acordo com a região, no entanto o italiano clássico tem raízes toscanas. São idiomas que se desenvolveram independentemente do latim. Até o ano de 1.861, a Itália dividia-se em vários Estados que estavam sob dominação estrangeira, e cada um deles tinha seu dialeto próprio, além do idioma italiano.